Projetos

Panelão da Criança (1990), em parceria com a Escola Municipal, foram servidas 420 refeições diferenciadas por uma semana. Nessa época, as refeições da maioria das crianças apresentavam deficiência de nutrientes. O objetivo era oferecer a oportunidade de degustar uma refeição balanceada e variada. Essa atividade passou a fazer parte dos Domingos Montanha, como uma forma de trazer a cultura de outros lugares, através das comidas típicas de outras regiões do mundo; as crianças podem alimentar-se e experimentar cardápios diferentes dos que estão habituadas. Total de 2.940 refeições aproximadamente.
Panelão da Criança em l989

Projeto Fotografando com Lata (1994), em parceria com a Escola Estadual José Christiano Alves e o fotógrafo André Francois. Mereceu destaque no programa Fantástico, da TV Globo.  40 crianças e adolescentes.
André François
As imagens refletidas se esvaem em luzes...
As mãos tentam retê-las
Num passe de mágica
Passam pelo furo da lata.

No coração, bem ao centro

Transformam-se em cores
Em sons, histórias para contar a neto
Cenas de vida numa única luz.





Projeto Recriando Sons no Nosso Ritmo (1999 e 2000), em parceria com a Fundação Abrinq para os Direitos da Criança, Programa Ver para Crer, com introdução de aulas de música e construção de instrumentos com sucata e material encontrado em abundância na área rural, tais como cabaças e bambu, nas escolas municipais rurais; promoção de cursos de capacitação para professores da área rural – 391 alunos e 27 professores.  Clique aqui para ver Vídeo-resumo do Projeto
Produzindo Instrumentos
Falando do Projeto pela Rádio Montanha das Letras 1999/2000


Projeto Toda Criança tem Direito de Conhecer o Mar e a Montanha (2001) em parceria com a Fundação Grão de Mostarda e Total Química, viagens à praia com diversos grupos de crianças e adolescentes, cerca de 50, que nunca haviam visto o mar.

Projeto Escolha Conhecimentos Inexatus (criado em 2002, porém permeia todas as ações do Viva Criança, desde a sua origem) com aulas de conhecimentos inexatos em três períodos do dia para crianças, adolescentes e adultos: Cosmologia, Magia, Monstros, Jogos de Pedras. Participam grupos de cerca de 30 adultos e 40 crianças e adolescentes. Atualmente, encontra-se em processo de replanejamento.

Distribuição de material escolar e ovos de Páscoa, em parceria com a Fundação Grão de Mostarda, desde 2000, atendendo anualmente cerca de 450 crianças.
Natal das Crianças, em parceria com a Prefeitura Municipal, Mineradoras, Comerciantes, Fundação Grão de Mostarda e Total Química – mais de 3.000 brinquedos, cestas básicas e produtos de limpeza são distribuidos na zona rural e urbana, anualmente, desde 2003.



Natal nas Escolas Rurais 

Doação de Livros, grande quantidade de livros disponibilizados através de donativos são colocados na Biblioteca/Brinquedoteca e outros repassados às Escolas Municipais e Estadual e à Biblioteca Municipal.
Projeto Apae Feliz – Toda Criança deve ter acesso a tudo, independente de sua condição física e social, evento onde são doados materiais de limpeza e  que contam com cama elástica e jogos educativos – 50 crianças da Apae de São Thomé das Letras.

Projeto Recicl&Arte Módulos I e II - aulas de confecção de objetos com pedras, folhas secas,
material disponível na natureza, com sustentabilidade. Foram agregados conhecimentos de Cosmologia Energética através das cores e atividades integrativas.
Em fevereiro de 2012.










Projeto Karatê e Letras na Montanha - Iniciado em 2012, direcionado às crianças da área rural, terminam 2013 com a conquista da faixa amarela.